Tonart Ecoprint
Papel Reciclado.


Muita ansiedade existe nos executivos de grandes empresas no sentido de buscar o uso da melhor política ambiental em seu processo. No que tange ao parque de impressão, a TONART pode ajudar bastante.

A luta para o uso definitivo do papel reciclado para todo e qualquer documento da empresa esbarra no custo e nos impedimentos técnicos, já que esse papel não permite o a velocidade plena dos equipamentos de impressão laser. A forma de industrialização e a distribuição física das fibras do papel reciclado favorecem ao aparecimento de freios, folhas dobradas, que atolam os equipamentos de impressão. Nossa expertise em reciclagem nos traz a isenção necessária para a análise de cada situação. O ideal é que se inicie um processo de mudança, mas com metas e análises de desempenho.

O grande interesse do uso do papel reciclado se justifica baseado no que segue:

Para produzir uma tonelada de papel alvejado, são consumidos 1375 kwh de energia, com retorno de 45% desta no processo. São necessários 50 metros cúbicos de água, que pode ser reutilizada no processo. São abatidas 30 árvores adultas. E o mais importante nos dias de hoje, existe a emissão direta de gás carbônico da ordem de 400 kg.

Para produzir uma tonelada de papel reciclado, os números são mais modestos: 550 kwh, sem retorno, 2 metros cúbicos de água, sem reutilização (é tratada e despejada). Não são cortadas árvores e a emissão está na ordem de 104 kg de gás carbônico.

 

Para seguir uma real política de meio ambiente, a iniciativa de uso do papel reciclado é importante, sem dúvida. Mas recomendamos o estudo de desempenho que dispomos para nossos parceiros, com o objetivo de alcançar metas satisfatórias.